Biomédicos

Feliz dia dos Biomédicos

  Parabéns! Comemorando com 36 habilitações

20 de novembro de 2011

A Biomedicina

          Mais um ano de Biomedicina, desde 1966 uma profissão que vem agregando a cada dia na área da saúde. Hoje, além de parabenizar todos os colegas biomédicos, quero dizer o quanto a Biomedicina faz parte da minha vida.

          Desde o meu ingresso na faculdade de Biomedicina Barão de Mauá em Ribeirão Preto, no ano de 1992, eu vivo esta área.

          Muitos dias de aula, manhãs, tardes, muitos finais de semana estudando, tudo para entender, tudo para aprender, tudo para ser uma biomédica. 

          Mas o que é uma biomédica? Muitos já me perguntavam sobre esta tão nova e desconhecida área. Uma área difícil, tanto em cursar como em se posicionar no mercado de trabalho.

          Para mim ser uma biomédica é fazer parte da Saúde deste país, é poder contribuir com os meus conhecimentos no crescimento da área, é ser colega de outros biomédicos e, através de lutas de classe tornar a Biomedicina um campo cada vez mais atraente.

          Por isso que quando tenho oportunidade falo aos biomédicos e aos graduandos em Biomedicina, que para conseguir um destaque você precisa acreditar, dedicar e saber se posicionar.

          Na minha carreira de biomédica eu me dediquei muito e acreditei que eu poderia fazer diferente. 

          Foi assim ao terminar a faculdade em 1996. Ingressei em uma área pouco explorada pelos biomédicos: a Hemoterapia. Conheci e me apaixonei! Isso! Eu disse apaixonei, pois tudo o que eu fiz em minha escolhas foi por gostar do que fazia, foi por me apaixonar pela área. Sim, fui determinada na minha escolha e, mesmo enfrentando algumas dificuldades não desisti, corri atrás do que eu queria para mim como biomédica.

          Depois de 10 anos em Hemoterapia, conheci a tão deslumbrante área da Estética, onde muitos profissionais da saúde já atuavam, mas e o biomédico? Sim, alguns já atuavam como alguns esteticistas, desiludidos da biomedicina, engavetavam seus diplomas e partiam para os procedimentos estéticos, ganhando até 10 vezes mais que um salário de biomédico! Correto? Sim, precisamos defender nossos interesses lembra? Tudo gira em torno disso, sejam interesses financeiros ou gostar de uma área, não deixa de ser interesse.

          Mas quando eu percebi que para atuar na estética, na época o biomédico precisava omitir, engavetar ou esquecer o diploma da Biomedicina, se intitulando esteticista para poder trabalhar.

          Fiquei frustrada, pois mesmo não sendo naquela época uma área do biomédico, para trabalharmos com estética podíamos usar os conhecimentos biomédicos, mas não podíamos usar o título de biomédico?

          Por isso fui à luta, enfrentei mais desafios como muitos colegas não entendendo e muitos outros acreditando e apoiando. Foram realmente muitas emoções, pois eu queria usar meu título de biomédica, falar da minha profissão e dizer aos meus pacientes que tudo o que eu fazia na estética tinha os conhecimentos biomédicos agregados à Saúde Estética.

          E foi desenvolvendo o projeto da Biomedicina Estética, que encontrei o nosso melhor posicionamento no mercado de trabalho nesta área. Observei o que necessitava realmente dos conhecimentos biomédico, o que era dispensável e hoje todos os procedimentos propostos em nossa Resolução 197, foi fruto desta grande pesquisa.

          Tenho muito a agradecer a todos os biomédicos que acreditaram neste projeto desde o início, que participaram do abaixo assinado entregue ao CFBM 10/10/2010, quando finalmente defendi a área da Biomedicina Estética para nós. Sim para nós, por que em meus pensamentos, eu não queria ser mais uma Esteticista de sucesso, ganhando 10 ou 20 vezes mais que meu colega biomédico que atuava no laboratório. Eu queria ser uma Biomédica Esteta e queria que muitos de meus colegas compartilhassem deste sucesso comigo e com todos os demais, queria sim abrir mais uma área para nós Biomédicos!

          E posso dizer que finalmente temos a Biomedicina Estética!

          Missão cumprida! Hoje tenho o orgulho de ter em meu consultório o meu diploma de biomédica e fazer com que todos saibam que nós biomédico também cuidamos da Saúde Estética do paciente, com o objetivo de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de um órgão, sistema ou função.

         Meu lema hoje?

          Em defesa da Valorização da Biomedicina e da Biomedicina Estética!

 Feliz Dia dos Biomédicos!

 Ana Carolina Puga

1 COMENTÁRIO

  1. Mais uma vez gostaria de lhe parabenizar pela sua incansável luta a favor de nós biomédicos, em relação ao coffito já era de se esperar uma ação contraria vindo de algum lugar, é comum do ser humano ter medo da competitividade, mas é medíocre a forma de acusação vinda do mesmo.
    Tenho certeza que a cada dia ficamos mais fortes e a biomedicina estética só tem a crescer, agora com a inclusão de técnico e tecnólogos seremos ainda maiores.
    Força e sucesso!!!

    Saudações Biomédicas
    Tássia Queiroz
    CRBM3-4698

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.