Biomédica do Ano – Dra. Ana Carolina Puga Recebe Prêmio do CFBM

O Prêmio de Biomédica do Ano foi uma homenagem à Dra. Ana Carolina Puga, que lutou para trazer a habilitação estética para os biomédicos.

A Biomedicina Estética é o que é graças a você e a sua coragem. Se a Ana Carolina Puga não fosse lá no Conselho em 2006 e se a gente não tivesse feito a Resolução, hoje a área não existiria. Atualmente, a estética é a segunda habilitação da Biomedicina no país”.

Essa foi uma das frases do Presidente do Conselho Federal de Biomedicina, Dr. Silvio José Cecchi, ao premiar a Dra. Ana Carolina Puga como Biomédica do Ano em um evento que aconteceu na Mansão Hasbaya, em São Paulo (SP), no início de outubro.

A PREMIAÇÃO DE BIOMÉDICA DO ANO

A Biomedicina é fundamental para o progresso da saúde e do bem estar social. No país todo, são mais de 100 mil biomédicos habilitados em várias especialidades e alguns se destacam por novas descobertas, inovações, soluções e trabalhos científicos.

Por isso, o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) reconhece a categoria com a homenagem de “Biomédicos do Ano” entregue no XVII Congresso Brasileiro de Biomedicina, V Congresso Internacional de Biomedicina e I Congresso Brasileiro e Internacional de Biomedicina Estética.

Entre os biomédicos de destaque, neste ano que a Biomedicina Estética completou 12 anos, a Dra. Ana Carolina Puga foi premiada. A placa e a medalha foram entregues durante a cerimônia. Para a Dra., a representação de uma vitória:

Foi um dos momentos mais especiais da minha carreira, sem dúvidas. As palavras do Dr. Silvio José Cecchi sobre a nossa luta pela Biomedicina Estética representam o sentimento que tenho depois de 12 anos do nosso sonho. O sentimento é de vitória”. Veja algumas fotos:

A CRIAÇÃO DA BIOMEDICINA ESTÉTICA

Durante a homenagem, o Dr. Silvio José Cecchi discursou sobre a luta da Dra. Ana.

Eu queria fazer uma homenagem especial pelo seguinte: no começo, o pessoal era contra e foi uma briga muito grande. Mas, tivemos colegas, como você, que desbravaram o Brasil. Foram com a cara e a coragem para fazer o nome da nossa categoria”.

E a estética, que hoje é tudo isso, teve início porque a Ana começou a trabalhar nessa área. Isso foi em 2006, quando ela nos procurou para falar dessa ideia. Nós fomos no Conselho e apresentamos tudo sobre o que era a Biomedicina Estética”.  

Reconhecemos os esforços e fizemos uma Resolução. No começo foi difícil, tivemos muitos problemas, mas olha onde chegou a Biomedicina Estética hoje. Em números, representa a segunda habilitação da Biomedicina”.

Temos que reconhecer isso nos amigos. Se a Biomedicina Estética é o que é, com certeza, é graças a você e a sua coragem. Se a Ana não fosse lá no Conselho e se a gente não tivesse feito a Resolução, essa área não existiria”.

O CRESCIMENTO DA BIOMEDICINA ESTÉTICA

O Dr. Dácio Campos, Presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região, também esteve presente no evento. Ele falou sobre a essa habilitação da biomedicina.

É uma habilitação que dá mais autonomia, mais liberdade e chance de ganhar mais dinheiro na profissão, também. E nós estamos crescendo cada vez mais”.

Crescemos muito durante a pandemia. A nossa profissão se revitalizou graças ao esforço de vocês e ao trabalho feito. Por isso é muito justo que vocês sejam lembrados e sejam homenageados aqui hoje”.

Essa é a segunda habilitação da Biomedicina com mais de 5 mil profissionais registrados e com a projeção de chegar em 20 mil nos próximos 5 anos”.

O SENTIMENTO DE VITÓRIA

Após os discursos comoventes dos Presidentes dos Conselhos, a Dra. Ana Carolina Puga contou que esse foi um momento incrível na sua vida e que trouxe o “sentimento de vitória”.

Naquele momento que ele fez aquele discurso, aquela homenagem especialmente para mim, foi o maior prêmio da noite. Foi muito mais do que a placa e o certificado. Aquelas palavras dele reconhecendo toda a luta que eu travei no início de 2006 me emocionou”.

Realmente, a Biomedicina Estética veio para ficar e é reconhecida por todos como uma das principais áreas de preferência do biomédico. Afinal, desde quando a Biomedicina Estética se tornou uma especialidade, transformou a vida de mais de 50 mil biomédicos”.

A PRIMEIRA TURMA DE BIOMEDICINA ESTÉTICA

Atualmente, a Dra. Ana Carolina Puga ocupa o cargo de fundadora das Clínicas Ana Carolina Puga, do Nepuga (Núcleo de Estudos Ana Carolina Puga), da FAPUGA (Faculdades Ana Carolina Puga), da SBBME (Sociedade Brasileira de Biomedicina) e da ABRASEI (Associação Brasileira de Saúde Estética e Integrativa).

Só que antes disso, lá em 2006, foi quando ele começou os esforços para criar a Biomedicina Estética. Mais tarde, em 2010, tornou possível que os biomédicos elevassem as suas carreiras para um novo patamar, com mais autonomia, liberdade e oportunidade de atuar na estética.

Em 2022, no mesmo ano que a Dra. Ana foi eleita a Biomédica do Ano e condecorada pela contribuição com a Biomedicina Estética, também se comemora 12 anos da 1ª Turma de Biomedicina Estética da Dra. Ana Carolina Puga. Ela conta os detalhes neste texto.

Contato

Se você tem um evento no qual deseja uma palestra especial sobre o futuro da Saúde Estética e Integrativa, ou sobre os avanços em técnicas de Harmonização Facial, entre em contato, deixe os seus dados e do seu evento que logo entraremos em contato.

Sobre o Evento
Se deseja colocar mais informações sobre o evento, use o campo abaixo.