Mais uma área da saúde na estética, qual o impacto desta novidade?

Bem, depois de receber muitos emails dos associados da SBBME e alunos meus pelo NEPUGA, decidi hoje escrever sobre esta novidade.

Nós biomédicos nestes 3 últimos anos estamos ocupando um espaço que muitos há alguns anos atrás nunca pensou ser possível. Alguns que trabalhavam na estética como esteticistas achavam ser a única forma para desenvolverem suas atividades no setor da estética, desenvolvendo atendimentos manuais e convencionais.

Mas quando eu, em um estudo aprofundado do setor, vi que nós biomédicos, como profissionais da área da saúde, poderíamos sim atuar na área e ainda de forma um pouco diferenciada da estética convencional, eu logo lutei para que esta deixasse de ser uma possibilidade e passasse a ser uma realidade. Em 2010 tivemos após um ampla explanação da área na Plenária do CFBM, a votação à favor pela Biomedicina Estética.

Neste estudo que eu fiz, muitas resoluções e rdc’s foram profundamente analisadas e logo que em nossa resolução 194 de 21 de fevereiro de 2011, tivemos em um dos considerando a seguinte frase:

...”CONSIDERANDO que o país tem inúmeros desafios a enfrentar no sentido de reestruturar o seu modelo de serviço de saúde de forma a prestar assitência adequada à sociedade, especialmente em relação à saúde estética e, ao mesmo tempo, prestar assistência e orientar a população com disfunções dermato-fisiológicas mostrando/idendificando as formas de correção e da prevenção inclusive através da anamnese bem como, ao atendimento e cuidado humanizado àqueles com problemas existentes.”

“CONSIDERANDO: que os profissionais Biomédicos atuam e desenvolvem de maneira interdisciplinar e participativa em ações e serviços de saúde, até mesmo as que tratam das disfunções metabólicas, dermatológicas e fisiológicas e que são soluções alternativas aos interesses da população; ”

Entre outros considerandos, tivemos então nossa profissão reconhecida por nosso conselho,fomos um dos primeiros, pois em 2009 o COFFITO reconheceu a Dermato-funcional, sendo nós a segunda classe a regularizar os profissionais que atuavam em estética e que agora atuam com a Biomedicina Estética.

De acordo com o estudo, profissionais da saúde que sejam reconhecidos por seus conselhos podem atuar na área da estética, respeitando os limites impostos pelo seu conselho.

Neste ano de 2013 tivemos o reconhecimento do CFF- Conselho Federal de Farmácia pela estética, reconhecendo a atividade do farmacêutico na Farmácia Estética. Hoje o profissional farmacêutico depois de habilitado podera exercer as atividades contidas em sua resolução, não sendo permitido os procedimentos invasivos não cirúrgicos.

Somos profissionais da saúde atuando com a Estética.

Me lembro da árdua tarefa, da luta que foi, e que após anos estruturando e fundamentando esta nova habilitação, temos hoje uma disseminação grande desta nova categoria. Vejo a grande importância do meu trabalho, valeu realmente à pena. O nosso conselho apoio e reconheceu em 21 de fevereiro de 2011 a nova área.

Um pouquinho da história para muitos que nunca puderam me ouvir.

Quando iniciei o nosso projeto em 2006, e fui até o presidente do CFBM levar a idéia, em minha pesquisa, havia visto que até aquele momento, 2006, nenhuma área da saúde reconhecia a estética como área de atuação. Nem mesmo a fisioterapia, que esta por sinal, já tinha vários cursos em dermato funcional, porém sem o reconhecimento do COFFITO. Nós biomédicos seríamos os primeiros da área da saúde a ter este título e está habilitação reconhecida pelo Conselho de Classe, porém não achei, naquele momento que seríamos os únicos da área da saúde a atuar na estética.

Em 2009 a dermatofuncional foi reconhecida pelo COFFITO, após aproximadamente 10 anos de luta, em 2011 a Biomedicina Estética foi reconhecida pelo conselho após 4 anos de luta, e agora a Farmácia estética está sendo reconhecida pelo CFF.

Em nossa resolução está lá em um dos nossos considerando:

CONSIDERANDO que procedimentos invasivos não-cirúrgicos na área de estética são também de competência dos profissionais da área de saúde, dentre eles estando inserido o biomédico;

Não devemos temer e nem mesmo considerar impossível tal acontecimento, quando iniciei com o projeto da Biomedicina Estética em 2006, eu já via o movimento da área e mais cedo ou mais tarde todas as profissões da saúde estariam envolvidas na estética, por isso lutei para que nós biomédicos entrássemos o quanto antes com o apoio e reconhecimento do nosso conselho. Assim como em muitos outros países a estética será realizada por diversos profissionais da saúde, com os seus limites bem definidos por seus conselhos de classe. Neste momento temos as nossas atividades definidas pelo nosso Conselho, assim como as demais profissões, fisioterapia e farmácia.

Temos o apoio do CFBM e CRBM’s para que o nosso crescimento seja cada vez mais sólido. O respeito pelos demais profissionais deve ser algo desenvolvido por todos nós profissionais da área da saúde, cada um com seu conhecimentos, seus difenciais e ainda podendo somar e interagir nas atividades da estética. Devemos ser profissionais da saúde, unidos para um Brasil diferente, onde todas as área da saúde sejam valorizadas, não sendo apenas chamadas de “pára-médicos”. Somos os não médicos, mas somos os profissionais que viabilizam a atuação médica em seu todo, e neste momento a nossa união será muito importante para o fortalecimento e respeito de todas estas profissões no mercado de trabalho.

Devemos confiar em nossos conhecimentos, buscar um diferencial dentro da ética profissional e da fundamentação científica sempre. Ver que estética é para todos os que gostam da área, todos os que querem contribuir para o crescimento científico e inclusive levar saúde e bem estar aos seus pacientes.

Existe espaço para todos, para todos bons profissionais, seja um bom profissional e mostre o seu valor.

SHARE
Previous articleFeliz Dia Das Mulheres
Next articleTítulo de Especialista em Biomedicina Estética

CRBM: 5589 – Biomédica Esteta
Ana Carolina Puga é brasileira, de Sertãozinho-SP, cidade do interior de São Paulo, mãe de uma linda filha e Mãe da Biomedicina Estética. Após ter ingressado no curso de Biomedicina pela Barão de Mauá, foi convocada a fazer Medicina na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP, porém, decidiu-se pela Biomedicina, profissão pela qual trilha uma brilhante carreira e deixando sua marca sempre por onde passa, formando-se como uma das 2 melhores alunas de Biomedicina da turma daquele ano.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here