O Conselho Federal de Biomedicina-CFBM, em resposta ao COFFITO que moveu ação no Ministério Público contra a Biomedicina Estética, incorpora a categoria dos Esteticistas em seu quadro de associados. A partir de agora, os Esteticistas têm respaldo jurídico de Conselho Profissional de Classe o que é uma garantia contra abusos de outras profissões que tentam tornar os procedimentos estéticos como privativos para si. Assim sendo, a Estética passa a ter um conselho para lutar por seus direitos.
Trata-se de uma justificativa à sociedade que Estética não é o mesmo que Dermato-Funcional, onde cinésiologia não tem relação direta ao surgimento e correções de disfunções estéticas. A Resolução da Dermato-Fucional está limitada a conceitos clínicos-cinesiológicos-funcionais (funcionamento do movimento e das forças relacionadas). Ainda, fazem uso do termo genérico “dermato” o que não se define nem como dermatologia e nem estética.
O respeito de competências entre os biomédicos e esteticistas continuará. Os biomédicos estetas e os esteticistas possuem campos distintos de atuação, complementares e não-concorrentes, sendo que os biomédicos estetas continuarão atuando com procedimentos invasivos não-cirúrgicos, como a Toxina Botulínica, Intradermoterapia, Preenchimentos, Micro-agulhamento, Lasers de alta potência, Peelings Médios e entre outros, enquanto os esteticistas continuarão atuando com procedimentos corporais e faciais pelo uso de lasers frios, rádiofrequencia, ultra-sons e demais procedimentos manuais como a drenagem linfática, limpeza de pele, bambuterapia e pré/pós operatório.
Outro objetivo a ser alcançado é o aumento no quadro de associados de técnicos e tecnólogos nos conselhos de Biomedicina.
COMUNICADO 
SINDEST E CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA
COMUNICAMOS A TODOS OS PROFISSIONAIS ESTETICISTAS, TÉCNICOS E TECNÓLOGOS QUE A PARTIR DO DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2011, ESTAREMOS DE MANEIRA LEGAL E IRREVOGAVELMENTE INCLUSOS E COMPARTILHANDO DO CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA E  SEUS RESPECTIVOS CONSELHOS REGIONAIS. O INGRESSO AO CONSELHO GARANTIRÁ A TODOS  OS PROFISSIONAIS O EXERCÍCIO DE NOSSAS ATIVIDADES QUE VÊM SENDO SISTEMATICAMENTE INVADIDAS POR OUTRAS ÁREAS. GRAÇAS A RESOLUÇÃO 201 DE 25 DE AGOSTO DE 2011, OS PROFISSIONAIS ESTETICISTAS DE NÍVEL TÉCNICO E TECNÓLOGO PODERÃO SOLICITAR SEU INGRESSO AO CONSELHO QUE PASSA A SER NECESSÁRIO PARA EXERCER LEGALMENTE NOSSA PROFISSÃO.  O REGISTRO É IMEDIATO  A TODOS QUE POSSUÍREM DIPLOMAS RECONHECIDOS POR INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DEVIDAMENTE CREDENCIADAS. QUANTO AOS PROFISSIONAIS COM CURSOS LIVRES SOLICITAMOS QUE SE INFORMEM COM O SINDEST. APROVEITAMOS A OPORTUNIDADE PARA PARABENIZAR  OS ESTETICISTAS QUE AGORA POSSUEM VOZ E VEZ.
DIRETORIA CRBM 1ª REGIÃO
SHARE
Previous articleFeliz dia dos Biomédicos!!!
Next articleFeliz 2012!

CRBM: 5589 – Biomédica Esteta
Ana Carolina Puga é brasileira, de Sertãozinho-SP, cidade do interior de São Paulo, mãe de uma linda filha e Mãe da Biomedicina Estética. Após ter ingressado no curso de Biomedicina pela Barão de Mauá, foi convocada a fazer Medicina na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP, porém, decidiu-se pela Biomedicina, profissão pela qual trilha uma brilhante carreira e deixando sua marca sempre por onde passa, formando-se como uma das 2 melhores alunas de Biomedicina da turma daquele ano.

1 COMMENT

  1. Gostaria de saber como o biomédico podera prescrever um antibiotico, um corticoide ou outro medicamento se for necessario? As complicacoes existem, todos sabem… como pode o biomedico tratar uma complicacao se ele nao é medico?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here